3 formas de conseguir desconto em faculdade através da nota do ENEM

Os estudantes interessados em entrar no ensino superior ou fazer um curso técnico de capacitação têm várias oportunidades oferecidas pelos programas estudantis. Como exemplo, o Fies e o Educa Mais Brasil disponibilizam vagas em instituições públicas e privadas de ensino e até financiam ou custeiam as mensalidades de cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação. Por isso, confira abaixo a finalidade de cada programa.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) concede o financiamento de mensalidades para estudantes de instituições privadas de ensino superior. O candidato pode solicitar o financiamento por meio do cadastro no Sistema FIES.

É necessário ter a nota mínima de 450 do ENEM, para os estudantes que concluíram o ensino médio depois de 2010, ser preferencialmente de cursos de formação de professores, da área de saúde ou de engenharia.

  • Após o cadastramento, o estudante deve realizar a sua inscrição e em seguida comprovar todas as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA na própria instituição de ensino em que o estudante está matriculado.
  • Com a validação da documentação, o candidato escolhe umas das instituições financeiras do FIES, para dar entrada no pedido, levando todos os seus documentos pessoais e do seu fiador.
  • Como todo o processo de inscrição é realizado exclusivamente pelo site, acesse o site do FIES.
  • Antes de preencher a solicitação de financiamento, assista o vídeo explicativo, talvez possa lhe ajudar ou tirar as dúvidas básicas sobre o calendário de inscrição e documentação exigida.

É importante que o candidato ao financiamento entenda de maneira bem clara o período de carência para início do pagamento, como e de quando em quando precisa revalidar o pedido de financiamento para tudo dar certo.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece cursos técnicos gratuitos de formação e qualificação em instituições de ensino de todo o país.

O programa disponibiliza vagas na rede pública de ensino, nos institutos federais de tecnologia e ciência, nos serviços nacionais de aprendizagem e nas universidades públicas e particulares.

Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica

Não existe um processo único de inscrição e em algumas instituições o cadastro é feito diretamente nas entidades de ensino ou no site do Pronatec. Em outras, as inscrições acontecem pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), um sistema informatizado que oferta vagas em cursos técnicos gratuitos.

Para melhor entender, o interesse do Governo é ampliar os horizontes da mão de obra interna do Brasil, inclusive estimulando o intercambio para crescimento profissional.

As vagas para pessoas com graduação atraem cada vez mais alunos para atender a demanda de empresas que buscam profissionais específicos graduados para cargos de supervisa e gerenciamento, além dos que abrangem os segmentos de saúde, agronegócios e tecnologia que estão em alta.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...