5 dicas para estudar de graça para o Enem

Com a proximidade das provas do Enem a ansiedade aumenta diante da expectativa em conseguir boas notas que como se sabe, esse exame se tornou passaporte para a universidade incluindo o financiamento estudantil por esses motivos é que o Exame Nacional do Ensino Médio se tornou tão importante.

1. Estudando durante o período letivo

Como ainda estamos em pleno período letivo, encontrar uma maneira mais leve e simplificada para estudar pode ser a solução mais viável para não sufocar tanto, como é comum entre a maioria dos alunos, um alto comprometimento nos estudos e na hora da prova, após exigir tanto da mente, dar o que chamamos de branco.

É como se nada estivesse passando na mente, à pessoa tenta lembrar, mas parece que tudo o que havia estudado foi embora, desapareceu, aí entra o desânimo ou o desespero.

2. Evite a sobrecarga na hora dos estudos

O que acontece é que a mente fica sobrecarregada e juntamente com a tensão do momento tudo desaparece. Nesse momento o estudante deve parar, tentar não entrar em desespero, respirar fundo devagar, umas três vezes, pensar em algo bem descontraído, ou em um momento muito legal que vivenciou. Essa é uma fuga para aliviar o cérebro e voltar à serenidade.

3. Crie um ambiente favorável ao estudo

Estudar em casa é muito confortável se o ambiente oferecer silêncio necessário para concentração. Por isso busque um canto da casa em que possa se concentrar sem ser interrompido, caso não seja possível, converse com os familiares e peça que colaborem.

4. Estude em grupo, pois ajuda a tirar dúvidas

Faça grupos de estudos. Chame os amigos que também estão se preparando para as provas e criem um círculo de estudos. Faça simulações.

Pegue as provas antigas e faça, serve para saber se está com o raciocínio focado, mas não tente decorar, as questões das novas provas serão outras. Treine redação, é importante se sair bem.

5. Aproveite seus professores enquanto ainda está no ensino médio

Consulte os professores das matérias em que tem maior dificuldade. Estude pela internet. Existem sites muito bons para estudar para o Enem.

Com todas as opções disponíveis, você tem grandes chances de ter um bom resultado no exame e conseguir entrar em uma instituição de nível superior. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma grande oportunidade a todos que desejam continuar seus estudos.

Não deixe de realizar o exame, acompanhe o site do INEP e confira as datas do edital, inscrições e do resultado. É por meio do site que você conseguirá ter todas as informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...