Como Calcular a Nota do ENEM

Como Calcular a Nota do ENEM

Como Calcular a Nota do ENEM – Como muitas pessoas sabem, o ENEM 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais importantes e decisivas para a carreira estudantil, mas nem todo mundo sabe como calcular a nota do Exame, para conhecer melhor o resultado.

Se você está se preparando para a edição 2018 da prova do ENEM 2019 sabe o quanto é importante pontuar tanto na prova objetiva, quanto na redação, pois se tiver um bom resultado, ou seja, tirar uma nota alta poderá conseguir uma vaga em uma universidade pública ou então em algum programa educacional do Governo Federal como, por exemplo, o SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico).

Como Calcular a Nota do ENEM
Como Calcular a Nota do ENEM

Veja a seguir como é feito o cálculo da nota do ENEM, de acordo com o mais recente edital do Enem 2019 lançado pelo MEC (Ministério da Educação), com regras válidas para a edição 2018 do Exame.

Como Calcular a Nota do ENEM 2019

As dúvidas referentes ao cálculo da nota do Enem 2019 surgem devido ao fato de que a prova possui 4 avaliações sendo que, cada uma delas é estruturada com questões de múltipla escolha. Além da prova objetiva, há também a prova de redação enem 2019. Cada prova vale 1.000 pontos.

Por ora, o cálculo do Enem 2019 é realizado através da TRI que significa “Teoria de Resposta ao Item” que nada mais é do que um sistema de métrica um pouco avançado, uma vez que ele não se resume a pontuar as questões, como também verificar a coerência e a constância das respostas dadas pelo estudante no decorrer da prova.

Como Calcular a Nota do ENEM
Como Calcular a Nota do ENEM

Em outras palavras, este método empregado foi desenvolvido com o intuito de avaliar melhor o desempenho de cada estudante. Com este método é possível considerar mais do que a nota individual de um estudante, pois considera-se a sua classificação conforme o nível de atuação de todos os concorrentes que realizaram a prova.

Deste modo, as questões das provas do Enem são criadas e divididas em três diferentes graus, a saber:

  • Fáceis;
  • Médias;
  • Difíceis

Quanto a prova de redação, as notas são obtidas por meio do trabalho de correção realizados por dois corretores, sendo que cada um trabalha de forma independente, para que não venha a prejudicar o outro.

Cada um desses corretores dá uma nota entre 0 e 200 pontos que se referem a cada uma das cinco competências da prova. Por conseguinte, a nota total de cada um dos corretores corresponde à soma obtida de cada competência avaliada.

Sendo assim, se não houver discrepância entre os dois corretores será tirada a média aritmética das notas totais atribuídas por cada um deles como nota final do estudante, mas se houver discrepância – diferença superior a 100 pontos ou notas acima de 80 pontos em cada uma das competências – participará da avaliação um terceiro corretor.

Peso das Notas do ENEM 2019

É natural que muitos estudantes ao fazerem o Enem já tenham em mente as instituições que pretendem dar continuidade aos seus estudos, porém muitos deles ficam em dúvida ou sentem dificuldade em calcular a média do Enem necessária como peso estipulado pela universidade para classificar um candidato ou não, para o ingresso na instituição.

Desta forma, para conhecer o peso e a média das notas do Enem necessárias para se obter uma vaga na universidade é só fazer o seguinte:

  • Faça uma pesquisa online com a expressão “nome da instituição desejada e acrescente sisu pdf”;
  • Clique sobre o link referente ao resultado de sua busca e procure o curso desejado;
  • Acesse o site do Sisu e clique no botão “Pesquisar vagas” que se encontra no alto da página;
  • Digite os dados referentes ao seu curso;
  • Clique em “Visualizar termo de adesão”;
  • Assim que encontrar as notas clique neste link: (http://www.universitario.net/);
  • Digite os dados solicitados;
  • Por fim, clique em “Calcular média”.

Agora é só conferir e comparar com as notas e peso do curso desejado.

Resultado ENEM 2019

Para conhecer o resultado do Enem 2019 é só fazer a consulta da seguinte forma:

  • Acesse o site do INEP clicando aqui: (https://enem.inep.gov.br/);
  • Informe o seu CPF, senha e código de segurança;
  • Clique em “enviar”;
  • Na nova página você verá todas as suas notas.
Resultado ENEM 2019
Resultado ENEM 2019

Nota mínima Enem 2019

Nota Mínima ENEM 209Ás notas mínimas de cada edição vão variar de acordo com a composição da prova e com o desempenho do estudante em outras disciplinas. Por isso, não há como calcular a nota do enem 2019, tampouco como calcular as notas mínimas ou máximas do exame.

Confira abaixo a tabela com as notas mínimas e máximas do ENEM em cada prova nas edições anteriores do exame:

Provas ENEM 2016 ENEM 2017
Nota Mín. Nota Máx. Nota Mín. Nota Máx.
Linguagens e Códigos 287,5 802,6 299,6 788,8
Ciências Humanas 317,4 859,1 307,7 868,3
Ciências da Natureza 316,5 871,3 298,0 885,6
Matemática 309,7 991,5 310,4 993,9
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...