Dicas para controlar a ansiedade antes da prova

Ter autoconfiança e fazer exercícios são algumas dicas para o candidato ficar menos ansioso.

Você estuda, se dedica e se esforça para passar no concurso público dos seus sonhos. Porém, na hora da prova você pode colocar tudo a perder por causa da ansiedade. Mas como driblar este sentimento para fazer uma boa prova? Confira algumas dicas.

Estude com vontade

Você precisa estar bem preparado para a prova. Por isso, quanto mais conteúdo souber, mais seguro se sentirá. Portanto, estude acreditando que vai passar e faça o seu melhor, no seu tempo disponível de estudo. Ou seja, aprenda o conteúdo, entenda o que está lendo, faça revisão e se prepare, verdadeiramente, para o concurso dos seus sonhos. Dessa forma, a sua ansiedade vai diminuir na hora da prova.

Estudar ou não na véspera?

Isso depende de cada um. Existem pessoas que gostam de estudar até o último minuto e se sentem melhor assim. Outras preferem tirar o dia para relaxar, passear e se divertir. Como você se sente melhor? Responda com sinceridade a essa pergunta e vai saber o que fazer.

Tenha autoconfiança

Não encare a prova com atitudes pessimistas e derrotistas. Acredite no seu potencial, mesmo que as disciplinas sejam complicadas. Não perca tempo com pensamentos destrutivos como” eu não vou conseguir”, “isso é muito difícil”, entre outros.

Fale para si mesmo: “este é o meu concurso”, “chegou a minha vez”, “uma vaga é minha”. Durante a sua preparação tenha uma atitude positiva e otimista em relação à prova. Confie no seu preparo e deixe a ansiedade de lado.

Invista em atividades físicas

Não deixe a preparação física de lado na semana da sua prova. Muitos candidatos deixam a caminhada de lado, por exemplo, para focarem apenas no estudo na semana da prova. Mas, as atividades físicas diminuem a ansiedade e reduzem o estresse. Além disso, auxiliam no raciocínio e na aprendizagem porque estimulam o cérebro.

Chegue cedo ao lugar da prova

Chegue cedo ao local da sua prova, para que você possa fazer o teste com tranquilidade e calma. Saia com antecedência, para evitar imprevistos. Depois destas dicas, tende deixar a ansiedade de lado, para se concentrar no seu sucesso!

As mesmas dicas podem ser levadas em consideração para a realização da prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Através deste programa muitos estudantes conseguem ingressar no ensino superior em instituições públicas e privadas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...