Entenda os critérios de correção da redação do ENEM

Os critérios de correção das redações do Enem é um grande líder das reclamações de estudantes que participam deste processo de seleção. Com isto, a impossibilidade de solicitar revisão de nota, e descobrir o motivo da redação ser zerada acaba deixando os estudantes inconformados, o que faz com que alguns até mesmo entrem na justiça para rever a nota, mesmo sabendo que a chance de sucesso será pouca.

Pensando na diminuição do número de reclamações, e evitar assim as possíveis disputas judiciais, o Ministério da Educação o MEC acaba adotando a cada edição critérios cada vez mais rigorosos. Veja com isto como irá funcionar o sistema de correção da redação do Enem.

Correção da Redação ENEM

As redações avaliadas são visualizadas por dois corretores, entre os mais de 4 mil que são contratados exclusivamente para isto.

Critérios avaliados

Os avaliadores possuem uma função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências estabelecidas, entre estas competências podemos citar:

  • O domínio de norma padrão de língua portuguesa
  • A compreensão de proposta de redação
  • A seleção e a organização de informações estabelecidas
  • A demonstração dos conhecimentos de língua necessário para argumentar sobre o assunto do texto
  • A elaboração de propostas de soluções para os problemas que foram abordados, respeitando assim valores éticos e considerar as diversidades socioculturais.

Além disto, para finalizar, a nota final da redação do Enem é estabelecida através de uma média aritmética da pontuação total que for concedida aos corretores, com exceção nos casos de discrepância entre duas notas.

No caso de uma ou mais competências, a diferença entre as notas dos dois avaliadores ocorrer de forma maior que 80 pontos, um terceiro corretor deverá dar nota para esta competência. O terceiro avaliador ainda é acionado caso a diferença da soma total de cinco competências forem superiores a 100 pontos. Nesta situação, a nota final do participante será uma média aritmética entre duas notas totais que mais se aproximarem.

Para uma situação do terceiro corretor não chegar a um acordo com os outros dois avaliadores, esta redação serão devidamente corrigidos por uma banca, composta de três corretores, e ainda presidida por um doutor. Esta banca ainda é acionada para se examinar redações que possuem nota máxima de 1000 pontos.

Critérios negativos avaliados

Existem algumas situações onde o edital prevê situações que a redação do participante poderá ser zerada ou mesmo anulada, logo abaixo citaremos alguns dos critérios estabelecidos neste sentido.

A fuga total ao tema, bem como a não obediência à estrutura dissertativo argumentativa. Os textos com até 7 linhas apenas, bem como impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou de parte do texto deliberadamente desconectado do tema que for proposto.

O desrespeito aos direitos humanos, bem como redações em branco, mesmo que tenha um texto em rascunho. Cópia do texto motivador.

Saiba que desde o Enem de 2012 o MEC oferece um espelho de correção das redações. Em contrapartida, o participante não poderá solicitar a revisão das notas. Outro ponto importante a ser lembrado é que a maior parte das universidades não aceita a revisão das notas de redação nos seus vestibulares. Apesar de todas as reclamações, os critérios de correção das redações do Enem são muito mais rigorosos do que qualquer vestibular no Brasil.

Os candidatos interessados em participar do Enem que quiserem maiores informações quanto ao processo, bem como tirar suas dúvidas quanto ao conteúdo programático de curso, poderão acessar agora mesmo o portal do Inep pelo endereço www.inep.gov.br.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...