Gabarito ENEM 2019

Após a prova, a outra expectativa dos estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, é a divulgação do gabarito ENEM 2019. É por meio deles que grande parte dos participantes irão ter supostas ideias de suas notas conquistada na prova. É um documento que vem para auxiliar a vida daqueles que estão ansiosos também para o resultado Enem 2019. Então, quer se informar um pouco mais sobre o gabarito Enem 2019? Leia o artigo abaixo!

Prova Enem 2019
Prova Enem 2019 – Confira o Gabarito Enem 2019 e o que caiu na prova

Saiba qual o período de inscrição ENEM 2019,  não perca a data para participar do exame.


Prova do ENEM 2019

O exame é composto por 2 provas: A prova objetiva e a redação. A prova objetiva é composta por 180 questões, das quais 90 são aplicadas no primeiro dia de provas, e as 90 restantes são aplicadas no segundo dia de provas. A redação, por sua vez, é aplicada durante a data do enem 2019, e o estudante conta com 1 hora a mais para fazer a prova escrita.

O método de avaliação da prova do Enem é bem rigoroso: a prova objetiva é dividida em 4 competências, com pesos iguais, que avaliam:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias– Esta competência avalia as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Essa competência avalia as disciplinas de Biologia, Química e Física;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Essa competência avalia as disciplinas de Português, Espanhol, Inglês e Artes;
  • Matemática e suas Tecnologias – Essa competência avalia os conhecimentos sobre matemática, álgebra e aritmética.

Cada uma das disciplinas listadas acima corresponde a 250 pontos da prova objetiva. A redação, por sua vez, corresponde a 1000 pontos, ou seja, vale metade de toda a nota do ENEM 2019. As competências avaliadas pela redação do ENEM 2019 são:

  • Domínio da norma culta da língua portuguesa;
  • Compreender o tema da redação e aplicar os conhecimentos dentro do texto dissertativo-argumentativo;
  • Organizar e interpretar informações;
  • Demonstrar conhecimento do mecanismo de argumentação;
  • Elaborar uma proposta para o problema abordado.

Gabarito ENEM 2019

O gabarito oficial do ENEM só é divulgado três dias após o término do exame. Esta foi a forma encontrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e também pelo Ministério da Educação (MEC) de garantir a segurança do resultado das provas. Portanto, o gabarito é divulgado apenas na quarta-feira daquela respectiva semana, 3 dias após o término da prova do Enem 2019.

Mas, caso o estudante não queira esperar pelo resultado oficial do ENEM 2019, pode optar também pelos gabaritos que são divulgados pelos cursinhos e renomados colégio por meio de suas páginas ou portais, como G1 e UOL. Não é difícil de se encontrar estes documentos, assim como, dificilmente, eles publicam informações errônea. Caso aconteça, os organizadores corrigem no mesmo momento.

Consulta Gabarito ENEM 2019
Consulta Gabarito ENEM 2019

Estes gabaritos elaborados pelos colégios e cursinhos são construídos com ajudas dos próprios professores dessas instituições. São separadas as questões por matérias e, assim, são divididos entre a especialidade de cada professor.

O gabarito oficial do ENEM 2019 é organizado de acordo com cada cor de caderno, no caso: azul, branco, rosa e amarelo. Já as questões são separadas consoantes a disciplina.

Logo que divulgam o gabarito, o INEP costuma publicar um aviso em suas redes sociais a cerca dessa questão. Por isso, é de grande importância seguir as redes sociais dos órgãos relacionados na organização do exame para que fique atento a divulgação do gabarito.


Como consultar Gabarito enem 2019

A consulta ao gabarito ENEM 2019 pode ser feita gratuitamente pelo portal do INEP. Para isso, basta seguir os passos informados abaixo:

  • Acesse o endereço eletrônico: http://www.enem.inep.gov.br/.
  • Clique em “Provas e Gabaritos”;
  • Lá, os documentos estão organizados conforme o dia e a cor do caderno de questão;
  • O arquivo é disponibilizado em formato PDF e pode ser feito o download e armazenado no computado para consulta futura.

É por meio da consulta ao gabarito ENEM 2019 que o estudante pode ter uma ideia de quantas questões acertou, assim como fazer um planejamento acerca da graduação escolhida para concorrer no Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU.


Nota do ENEM 2019

Os resultados do ENEM 2019 são baseados na TRI. O que isto significa? Bom, a TRI é a teoria de resposta ao item que leva em consideração o grau de dificuldade das questões corretas e não apenas o número de acertos.

Dessa forma,se o aluno acertar as questões mais difíceis e errar as mais fáceis, vai tirar uma nota inferior a uma pessoa que acerte as questões mais fáceis e erre as mais difíceis, pois a possibilidade de ter acertado “no chute” é alta.

Nota do ENEM 2019
Nota do ENEM 2019

A nota oficial  do exame só deve ser divulgada no ano seguinte. Isso porque, apesar das notas da prova objetiva serem calculadas automaticamente através das fichas, o resultado da redação demora para ser divulgado, pois é analisado por professores e não pode ser automatizado.

Está com alguma dúvida sobre o gabarito do ENEM 2019? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...