Inscrição ENEM 2019

As inscrições do ENEM 2019 são um dos momentos mais esperados pelo estudante do ensino médio. Isto porque o exame é a chave da porta que abrirá os caminhos para a carreira acadêmica e, consequentemente, profissional. A explicação por trás disto está que o ENEM 2019 é o requisito principal para se ter acesso a diversos programas sociais educacionais do Governo Federal. Por isso, é tão necessário que o estudante fique atento as inscrição ENEM 2019.

Ao todo, espera-se que mais de 7 milhões de brasileiros prestem a prova em 2019, que está cheia de novidades. Esse ano, a inscrição Enem 2019 foi antecipada, e deverá ocorrer em maio. Apesar de não haver confirmação oficial do Ministério da Educação, as provas estão previstas para o primeiro e o terceiro final de semana de Outubro.

O ENEM 2019 é o mais importante processo seletivo educacional de todo o Brasil. Sua nota é usada para participar em diversas iniciativas para inclusão educacional, como o Financiamento Estudantil (FIES), o Programa Universidade para Todos (PROUNI), além de estar se tornando um dos principais métodos de seleção de universidades públicas e privadas, através do SISU 2019.

Inscrição Enem 2019
Inscrição Enem 2019

Nessa página, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre as inscrições ENEM 2019. Você vai saber como se inscrever, quando serão abertas as inscrições do exame, os documentos necessários para participar, e o passo a passo completo de como fazer a sua inscrição. Então aperte os cintos, e descubra como participar do Exame Nacional do Ensino Médio 2019.


Requisitos do ENEM 2019

O primeiro ponto para ficar ligado, antes de iniciar sua inscrição ENEM 2019, é se você pode mesmo fazer o exame. Confira abaixo quem pode prestar o certame organizado pelo INEP:

  1. É preciso ter CPF e documento de identidade;
  2. É exigido do estudante possuir residencia fixa;
  3. O estudante precisa estar cursando ou já ter concluído o ensino médio;
  4. É obrigatório o pagamento da taxa da inscrição, exceto em casos em que o estudante for isento da taxa de inscrição.

Importante: Caso o estudante se enquadre os critérios de isenção do exame, é necessário  informar o fato durante a inscrição. Não é possível solicitar a isenção depois de já ter feito a inscrição.


Data de Inscrição ENEM 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ainda não tornou públicas as datas de inscrição para o exame do ensino médio. Segundo o cronograma do Ministério da Educação, entretanto, espera-se que o processo de inscrições seja realizado entre Abril e Maio de 2019, e que as provas sejam realizadas entre Outubro e Novembro.


Taxa de Inscrição ENEM 2019

Taxa de Inscrição ENEM 2019Para participar da prova do ENEM 2019, é obrigatório o pagamento da taxa do exame, exceto nos casos em que o estudante é isento do pagamento.

  • Valor da taxa de inscrição: R$ 83,00;
  • Forma de pagamento: Guia de Recolhimento da União (GRU), pagável em lotéricas e em toda a rede bancária.

Isenção

Estão isentos do pagamento da taxa do exame os estudantes matriculados na rede pública de educação, concluintes do terceiro ano do ensino médio em 2019, e que foram declaradas no censo escolar da educação básica.

Todas as modalidades de ensino médio são aceitas para a concessão da taxa, desde que feita em escola pública.


Inscrição ENEM 2019

As inscrições do ENEM 2019 ainda não possui uma data fixada. Estas datas são publicadas, comumente, no mês de abril com a publicação do edital, documento que possuem todas as regras e cronograma deste que é o maior vestibular do País. Mas, já se sabe que a abertura das inscrições do ENEM 2019 serão realizadas no mês de maio, como todos os anos.

Inscrições ENEM 2019
Inscrições ENEM 2019

Geralmente, o período de inscrições do ENEM 2019 dura algo em torno de onze dias. Não tem como perder este prazo, pois muitos veículos de comunicação noticiam diariamente sobre este assunto em seus noticiários. As inscrições possuem a hora exata para começar e terminar. Portanto, evite deixar tudo para última hora. Leve em conta os imprevistos que podem acontecer – falta de energia ou internet.

A inscrição do ENEM 2018 está taxada em R$83 para alunos que não cursaram o ensino médio em escola pública e treineiro. Mas, caso o estudante não possa pagar esta taxa, pode declarar carência. A taxa só é isenta para estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas.


Como fazer a inscrição ENEM 2019

Se inscrever-se no ENEM não é um bicho de sete cabeça. É necessário apenas que o estudante tenha um pouco de atenção no momento do preenchimento dos dados pessoais para que não haja nenhum equivoco ao término da inscrição do ENEM 2019.

Estas inscrições são feita unicamente pela internet, no site oficial do exame. Por isso, pode ser que nos primeiros dias de abertura de inscrição tenha alguma lentidão no sistema, pois são milhares de pessoas acessando o site naquele momento.


Cartão de confirmação

O cartão de confirmação da inscrição Enem ficará disponível no Aplicativo do Enem ou na Página do Participante.

O recomendado é que você leve o cartão de confirmação no dia de aplicação da suas provas, para que haja a conferência do seu local de aplicação e sala de prova. O cartão possui algumas informações, são elas:

  • Solicitação de certificação (se for o caso);
  • Opção de língua estrangeira;
  • Indicação do(s) atendimento(s) (se for o caso);
  • Local de prova Enem 2019;
  • Data e Horário do Exame;
  • Número de Inscrição.

Para realizar a impressão do Cartão de Confirmação basta informar o seu CPF e a sua senha da Página do Participante.


Recuperar senha do INEP

Se você por acaso esqueceu a sua senha, pode recupera-lá no Aplicativo do Enem ou no seguinte site: enem.inep.gov.br/participante.

Você terá o direito de mudar a sua senha de acesso ou realizar a solicitação do envio de uma nova senha por SMS no celular ou por e-mail.


Documentos necessários durante a inscrição

Documentos Necessários ENEM 2019Na inscrição do ENEM 2019 é exigido todos seus documentos de identificação e informações pessoais, como:

  • Documento de Identidade (RH, CNH, CTPS, Passaporte, ou outro);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Endereço residencial válido;
  • e-mail válido;
  • Telefone para contato

Durante o processo de inscrição, você também será perguntado se necessita de algum atendimento específico. Alguns dos exemplos são:

  • Pessoas com visão monocular;
  • Deficiência física;
  • Baixa visão;
  • Cegueira;
  • Surdez;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência intelectual;
  • Dislexia;
  • Déficit de atenção;
  • Autismo;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Idosos;
  • Estudante hospitalizado;
  • Estudante em regime prisional ou cumprindo medida socioeducativa;
  • Entre outros.

O estudante também é obrigado a responder um questionário socioeconômico. Este formulário possui perguntas acerca da quantidade de celulares, tv, eletrodomésticos que possui em sua casa. Esta informação serve como forma de mapear o público do Exame Nacional do Ensino Médio. São informações de grande importância que ajudam a contribuir para execução perfeita do ENEM.

Quer saber a nota do exame antes de divulgar o resultado oficial? então veja como conferir o gabarito ENEM 2019, divulgado pelo INEP em Novembro.


Prova do Enem 2019

Como já sabemos a prova do Enem possui uma divisão, feita em cinco disciplinas diferentes, sendo repartidas em dois dias de provas. Confira abaixo quais as áreas que são aplicadas na prova do Enem 2019:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (que pode ser Inglês ou Espanhol, fica a critério do aluno), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Matemática e suas Tecnologias: Geometria e álgebra que são as duas grandes vertentes da matemática.
  • Redação: Testa cinco competências, que de acordo com o MEC, são:

-Elaborar uma proposta de intervenção para o problema que foi abordado;

-Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

-Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos;

-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;

-Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

Está com alguma dúvida sobre as inscrições do ENEM 2019? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...