Nota ENEM 2019: Como consulta o Resultado do Enem

Notas do Enem 2019

Após realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, os estudantes ficam ansiosos por sua nota. Trata-se de um momento de grande expectativa, pois são elas que definiram o futuro de milhões de estudantes. As nota ENEM 2019 geralmente são divulgadas no mês de janeiro do ano seguinte a realização. Quer se informar um pouco mais sobre as notas do Enem 2019? Leia o artigo abaixo!

Notas do Enem 2019
Notas do Enem 2019

Notas do ENEM

Assim como todos os anos, as notas do ENEM são divulgadas no mês de janeiro do ano seguinte a realização das provas. Geralmente, essa divulgação ocorre na segunda semana do mês.

As notas são acessadas exclusivamente no site oficial do ENEM INEP. Portanto, caso encontre em algum site informando que estas notas podem ser consultadas pelo telefone ou qualquer outro site, a não ser do INEP/MEC, desconfie. Poderão utilizar seus dados pessoais para fins maliciosos.  Portanto, muito cuidado no momento da consulta as notas do enem.


Como são calculadas as notas do Enem 2019

Para definir quanto o aluno irá tirar, o ENEM utiliza um método muito eficaz de correção chamado Teoria de Resposta ao Item, mais conhecido como TRI. Este método possibilita que a nota seja construída não exclusivamente ao número de acerto, como também pelo padrão de resposta e também parâmetros. Ou seja, mesmo que um candidato consiga acertar a mesma quantidade de questões no ENEM dificilmente irão tirar a mesma nota. Esta foi a forma encontrada pelo INEP e MEC para melhor avaliar o desempenho de cada candidato no exame.

Antes existia o mito de que as notas do ENEM se limitava de 0 à 1000. Muito pelo contrário, ao decorrer dos anos, muitos alunos têm conseguido fechar sua pontuação em mais de mil. Parece impossível, mas não é.

As notas do ENEM 2019 são divididas nas disciplinas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Além da redação.

Para saber sua média das notas, basta somar todas e dividir por cinco – referente a quantidade de disciplinas.


Como Consultar as notas do ENEM

Para consultar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, basta seguir os passos indicados abaixo consultar o resultado do exame:

  1. Acesse a página oficial do INEP pelo link enem.inep.gov.br.
  2. Insira o número do CPF.
  3. Digite sua senha cadastrada.
  4. Clique na figura solicitada.
  5. Finalize clicando em “Enviar”.
Consulta Resultado ENEM
Consulta Nota

Este formulário pede que o candidato preencha com seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada no momento da inscrição do ENEM 2019. Feito isto, o candidato já poderá ter acesso as suas notas do ENEM. Assim que entrar, o sistema se encarregará de exibi-la na página principal de consulta ao ENEM.

Com o resultado do ENEM 2019 em mãos, o candidato poderá se cadastrar nos seguintes programas:

  • Sisu;
  • Prouni;
  • Fies;
  • Ciência sem Fronteiras;
  • Sisutec.

Todos definem o ENEM como item obrigatório para ter acesso aos mesmos.


Como utilizar a nota do Enem 2019

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio serve para vários propósitos. Além de servir de termômetro da qualidade do ensino nas escolas brasileiras, também serve para o aluno se inscrever em vários programas educacionais.

Através das notas o exame, o aluno poderá se inscrever em diversos programas como Sisu, Fies e Prouni como critério de seleção de estudantes. Assim, o estudante tem a chance de conquistar uma bolsa de estudos para acessar o ensino superior.

Nota do enem 2019


Nota do Enem para o Sisu: O sistema de Seleção Unificado utiliza a nota do Enem 2019 para seleção dos estudantes para vagas no ensino superior. O estudante poderá utilizar a nota do ENEM para se inscrever em até 2 opções de curso.

Para ser selecionado para uma vaga, fique atento às notas de corte do sistema, para não ficar de fora.


Nota do Enem para o Prouni: Estudantes de baixa renda poderão utilizar também utilizar a nota d exame para se inscrever no Programa Universidade Para Todos.

Através da nota, o estudante poderá se inscrever em até 2 opções de curso para concorrer a bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%).


Nota do Enem para o FIES: Outra alternativa é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O fundo oferece financiamento com juros reduzidos para cursos de ensino superior em universidades particulares.

O FIES utiliza a nota do Enem como um dos critérios de seleção dos estudantes candidatos.


Ainda possui alguma dúvida sobre a o Resultado o ENEM 2019? Nesse caso, deixe sua dúvida nos comentários, que responderemos o mais breve possível.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...