Prova Enem 2019: Como consultar, Local, Data e Conteúdo

Prova do Enem 2019

A prova do ENEM 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das mais importantes na carreira estudantil de um jovem. É por meio dela que as oportunidades de se estudar em grandes e reconhecidas instituições de ensino superior são possibilitadas, assim como também conseguir uma bolsa de estudos nas instituições privadas.

E você, vai fazer a prova do ENEM neste ano? Então aproveite para ficar por dentro de todas as novidades que separei para te apresentar neste artigo. Me acompanhe!

Prova do Enem 2019
Prova do Enem 2019

Prova ENEM 2019

A prova do ENEM é aplicada todos os anos, mais especificamente no fim do segundo semestre. E de acordo com o edital lançado há algumas semanas atrás, a prova será aplicada nos dias 04 e 11 de novembro, ou seja, dois fins de semana.

Além disso, você deve ficar atento ao período de inscrições que, de acordo com o edital, será entre os dias 07 e 18 de maio. Nesse ínterim, enquanto não chega o período de inscrições vou aproveitar para falar contigo sobre a prova do ENEM 2019.

Como o exame será aplicado em dois finais de semanas da primeira quinzena de novembro, a divisão das disciplinas ficou assim definida:

Primeiro Domingo:

  • Linguagens, Códigos e as suas tecnologias
  • Ciências Humanas e as suas tecnologias
  • Redação.

Segundo Domingo:

  • Matemática e as suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e as suas tecnologias.

Cada uma das provas objetivas é composta de 45 questões, o que totaliza 180. E cada uma dessas questões possui 5 alternativas de resposta, sendo somente uma considerada a correta. Quanto a prova de redação, a mesma deverá ter no mínimo sete linhas e no máximo 30 linhas.


Como a Prova é aplicada

O certame é ministrado aos estudantes em dois domingos consecutivos. Até 2017, a prova era realizada em apenas um final de semana, com prova ao sábado e domingo. Em respeito, porém, às religiões sabatistas, o Ministério da Educação mudou essa regra para tornar o Enem mais inclusivo.

Enem 2019

A prova é aplicada da seguinte forma:

  • Primeiro domingo: São aplicadas a redação e as provas de ciências humanas e linguagens. O primeiro dia totaliza 5 horas e meia de prova;
  • Segundo domingo: São aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. O segundo dia totaliza 4 horas e meia de prova.

Em cada dia de prova, o estudante recebe um caderno com as questões e o cartão resposta. A questões são as mesmas em todas as provas, mas com ordem invertida, para dificultar o plágio das respostas.


Local de Prova do ENEM 2019

A aplicação da prova do ENEM 2019 será realizada em todos os estados brasileiros e mais o Distrito Federal. O local em que você deverá comparecer para fazer a prova é informado no Cartão de Confirmação da Inscrição que é acessado diretamente na Página do Participante, cujo link é este (http://enem.inep.gov.br/participante), como também no aplicativo oficial para dispositivos móveis.

Cabe a cada candidato acessar e conferir as informações do Cartão de Confirmação da Inscrição. E tem mais: caso deseje alterar o local de sua prova, saiba que esta possibilidade é aberta somente durante o período de inscrições, ou seja, entre os dias 07 e 18 de maio. Após esta data não será permitido realizar qualquer alteração.

Local de Prova ENEM 2019
Local de Prova

Consulta Local de Prova

Após a realização da sua inscrição para a prova do ENEM 2019 você deverá aguardar o período em que o Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado. De acordo com o edital do ENEM, o mesmo estará disponível para consulta a partir de outubro, ou seja, algumas semanas antes da realização da prova.

Assim como a inscrição é feita online, a consulta do local de prova segue o mesmo procedimento, como se pode observar abaixo:

  1. Acesse o portal do INEP através deste link (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial)
  2. Clique em “Página do Participante”
  3. Informe o número do seu CPF e sua senha cadastrada
  4. Clique na imagem solicitada pelo sistema
  5. Clique em “Enviar”.
  6. Pronto, agora é só conferir todos os detalhes referentes a sua inscrição.
Consulta Local de Prova ENEM
Consulta Local de Prova ENEM

Gabarito

O gabarito oficial da prova do ENEM 2019 poderá ser acessado após três dias úteis referentes ao último domingo da aplicação das provas e você pode consultar diretamente no portal do ENEM.


Simulado

O simulado é uma das melhores ferramentas de estudo e fixação de conteúdos da prova do ENEM 2019. E a dica que tenho para você é estudar pelas provas anteriores do Exame. No próprio portal do INEP você encontra todas as provas e seus respectivos gabaritos para visualizar e baixar. É só clicar neste link (portal.inpe.gov.br/provas-e-gabaritos) e começar a treinar. Bons estudos!

Resultado

Os resultados do ENEM são divulgados de duas formas diferentes, a saber:

Resultados Individuais – são disponibilizados os resultados obtidos individualmente em cada área do conhecimento a partir de janeiro de 2019 na Página do Participante e também no aplicativo ENEM 2019.

Resultados Treineiros – São disponibilizados os resultados individuais dos candidatos que fizeram a prova como teste a partir de 60 dias após a divulgação dos resultados finais da prova do ENEM 2019.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...