Veja como organizar um cronograma de estudos para grandes provas

Qualquer prova exige muita preparação, por isso, organizar um cronograma de estudos é fundamental para ter sucesso. Cada tipo de exame, irá dispor de uma elaboração de cronograma diferente. Quer saber como organizar o seu? Veja a seguir como você pode organizar um cronograma de estudos:

Como Estudar para o ENEM 2019

O edital

Qualquer exame como o Encceja, o Enem e  concurso público irá dispor de um edital. É essencial que você leia o edital para conhecer melhor a aplicação da prova que irá realizar. Sem contar que será preciso considerar o regulamento de cada exame para que você não acabe sendo eliminado na hora de fazer a sua prova.

Todo exame tem seu próprio funcionamento. O Enem, por exemplo, dispõe do alinhamento para quem vai participar da prova como fiscal ou chefe de sala.

Organize seu tempo

O cronograma que você irá elaborar deverá estar de acordo com a sua rotina, por isso, divida os horários em que você faz as suas atividades para encaixar o estudo no seu dia-a-dia.

Separe, pelo menos, duas horas do seu tempo para se dedicar à preparação para a prova. O cronograma deve ajudar você a manter todas as suas atividades de maneira saudável e agregar o estudo à elas.

Separe os conteúdos

Quando você verificar o edital do exame que irá participar, precisa conferir também os conteúdos que estarão presentes na prova. Será fundamental para a elaboração do seu cronograma, dividir nos horários que você separou para o estudo, os assuntos que estarão presentes na prova.

Prepare-se para a redação

Não se esqueça de incluir no seu cronograma a prática da redação. Os principais requisitos da redação Enem e da maioria dos exames são: uso da norma culta da língua portuguesa, fidelidade ao tema proposto, criatividade, concordância, coerência e poder argumentativo.

Pratique com provas antigas

Além de precisar saber dos conteúdo, será importante incluir no cronograma a simulação da avaliação. Qualquer exame que você for realizar, terá a possibilidade de versões anteriores e isto pode ser o diferencial para você. Pesquise por provas que possuam o gabarito respondido. Cada prova irá dispor de uma aplicação de questões diferentes, textos diferentes, entre outros.

Responda questionários

Para qualquer assunto que você estudar, será fundamental praticar o aprendizado respondendo a questionários. Exercitar o conteúdo é a melhor forma de fixar a matéria e se sair bem na prova que você for realizar.

Uma boa dica é procurar na internet por questionários que disponham de respostas, assim você pode conferir como está o seu desenvolvimento.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...